quinta-feira, 20 de maio de 2010

RIO PARAGUASSÚ E SUA HISTÓRIA

BACIA DO RIO PARAGUASSÚ
MAPA DO RIO PARAGUASSÚ

EMBARAÇÕES NO PORTO
SÉC. XX

PEQUENAS EMBARCAÇÕES
SÉC. XX

NAVIO ENCORADO NO CAIS
SÉC. XX
VISTA DO RIO PARAGUASSÚ
SÉC. XIX

VISTA DO RIO PARAGUASSÚ E CIDADE PRESÉPIO
SÉC. XIX

VISTA DO RIO PARAGUASSÚ
SÉC. XIX


EM 1501 CRISTÓVÃO JACQUES, 1º EXPLORADOR DA BAHIA DE TODOS OS SANTOS DESCOBRIU O RIO PARAGUASSÚ.
A BACIA DO PARAGUASSÚ, CONSIDERADA COMO A MAIS IMPORTANTE SISTEMA FLUVIAL, LOCALIZA-SE INTEIRAMENTE EM TERRITORIAL BAIANO, DRENANDO UMA ÁREA DE APROXIMADAMENTE DE 56.000KM2 NA REGIÃO CENTRO-LESTE. SUA FORMA É APROXIMADAMENTE RECTANGULAR ALONGADA, COM ESCOAMENTO NO SENTIDO GERAL OESTE LESTE, APRESENTANDO UM COMPRIMENTO DE CERCA DE 360KM E LARGURA MÉDIA EM TORNO DE 200KM. SEU RIO PRINCIPAL É O RIO PARAGUASSÚ POSSUI UMA EXTENSÃO DE 500KM.
A SUA ÁREA DE DRENAGEM QUE ABRANGE 66 MUNICÍPIOS (36 INTEIRAMENTE NA BACIA), COMPREENDENDO 5 MICRO REGIÕES, CONCENTRA UMA POPULAÇÃO EM TORNO DE 1.300.000 HABITANTES REPRESENTANDO 12% DA POPULAÇÃO DO ESTADO.
O RIO PARAGUASSÚ, PRINCIPAL CURSO DE ÁGUA DA BACIA, NASCE NAS PROXIMIDADE DA LOCALIDADE DE FARINHA MOLHADA, NO MUNICÍPIO DE BARRA DA ESTIVA, APROXIMADAMENTE 1.200M DE ALTITUDE, PERCORRENDO CERCA DE 550KM ATÉ SUA FOZ, DESAGUANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
SEU MAIS IMPORTANTE AFLUENTE, O RIO SANTO ANTÓNIO, CONSIDERANDO UM DOS SEUS FORMADORES, RIOS CAPIVARÍ E PIRANHA, NA MARGEM DIREITA ENCONTRA-SE RIOS DE PEQUENA EXTENSÃO DESTACANDO-SE O RIO UMA.
ALTO PARAGUASSÚ - ABRANGE DESDE A CHAPADA ATÉ A LOCALIDADE DE ITAETÊ, COR RESPONDENDO AO TRECHO COMPREENDIDO ENTRE AS SUAS NASCENTES E A CONFLUÊNCIA COM O RIO SANTO ANTÓNIO.
AO LONGO DO SEU CURSO O RIO PARAGUASSÚ APRESENTA CENÁRIO DE VEGETAÇÃO BASTANTE DIVERSIFICADA QUE DOMINA GRANDE PARTE DA REGIÃO CENTRAL.
NA BACIA DO PARAGUASSÚ FORAM CONSTRUÍDAS BARRAGENS UTILIZADAS PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA, A ÚNICA FONTE DE ÁGUA PARA MUITAS REGIÕES ANTIGIDAS PELAS GRANDES ESTIAGENS, DENTRE AS BARRAGENS CONSTRUÍDAS, DESTACA-SE A BARRAGEM PEDRA DO CAVALO, COM CAPACIDADE DE ACUMULAÇÃO DE 4.100 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ÁGUA, QUE ABASTECE PARTE DA REGIÃO METROPOLITA NA DE SALVADOR E O MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA DENTRE OUTRAS.
AS ACTIVIDADES DE PESCA E MARISCARAM SÃO ACTIVIDADES ECONÓMICAS DESENVOLVIDAS COMO MEIO DE SUBSISTÊNCIA PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA, OS MUNICÍPIOS DE SÃO FÉLIX E CACHOEIRA ESTÃO INSERIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAGUASSÚ, TENDO COMO PRINCIPAIS RIOS: RIO PARAGUASSÚ, RIO PITANGA, RIO PITANGA.
O TURISMO SE DESTACA O GRANDE LAGO FORMADO PELA BARRAGEM PEDRA DO CAVALO, A BAÍA DE IGUALE E OS SÍTIOS HISTÓRICOS DAS CIDADES DE SÃO FÉLIX E CACHOEIRA QUE SÃO TOMBADOS PELO PATRIMÓNIO HISTÓRICO NACIONAL E APRESENTA UM GRANDE POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ACTIVIDADES TURÍSTICAS DE RECREIO E LAZER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário