sexta-feira, 21 de maio de 2010

BARRAGEM PEDRA DO CAVALO

BARRAGEM PEDRA DO CAVALO
BARRAGEM PEDRA DO CAVALO

USINA HIDRELÉTRICA PEDRA DO CAVALO

INAUGURADA EM 1985, A BARRAGEM PEDRA DO CAVALO TEVE SUA CONSTRUÇÃO INICIADA NA DÉCADA DE 70. O PROJETO QUE TINHA COMO PRIORIDADE A CRIAÇÃO DE UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA O ABASTECIMENTO DA CIDADE DE SALVADOR, REGIÃO METROPOLITANA E MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO, ASSUMIU A RESPONSABILIDADE PELA OPERAÇÃO DO RESERVATÓRIO DE PEDRA DO CAVALO, TENDO EM VISTA O CONTROLE DE CHEIAS NAS CIDADES DE SÃO FÉLIX E CACHOEIRA E O ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE SALVADOR E FEIRA DE SANTANA.
SEU RESERVATÓRIO, QUE É CONSTITUÍDO PELO RIO PARAGUASSÚ E RIO JACUÍPE, ABRANGE TERRAS DOS MUNICÍPIOS DE FEIRA DE SANTANA, SANTO ESTÊVÃO, MURITIBA, SÃO GONÇALO DOS CAMPOS, CONCEIÇÃO DE FEIRA, ANTÓNIO CARDOSO, GOVERNADOR MANGABEIRA, CACHOEIRA, CABACEIRAS DO PARAGUASSÚ, CASTRO ALVES, RAFAEL JAMBEIRA E SÃO FÉLIX.
A MISSÃO DA BARRAGEM DE PEDRA DO CAVALO, FOI CONCEBIDA PARA ATENDER ÁS SEGUINTES FINALIDADES:
CONTROLE DE CHEIA; ABASTECIMENTO DE ÁGUA; GERAÇÃO DE ENERGIA; IRRIGAÇÃO AGRÍCOLA; PESCA E PISCICULTURA; NAVEGAÇÃO.
A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SEMPRE FOI UM DOS PILARES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE QUALQUER REGIÃO DO NOSSO BRASIL. CONTUDO, EM JUNHO DE 2001 ENTRA EM VIGOR NO PAÍS DE RACIONAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA.
O GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, ATENTO A ESSA NECESSIDADE NACIONAL DE CRIAÇÃO DE NOVAS ALTERNATIVAS PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, UMA PROPOSTA DE APROVEITAMENTO DA BARRAGEM DE PEDRA DO CAVALO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA.
A CONSTRUÇÃO DA USINA, ALÉM DE ATENDER Á CRESCENTE DEMANDA DE ENERGIA NA BAHIA, CONTRIBUIRÁ AINDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ACTIVIDADE GERADORAS DE EMPREGO E RENDA NO ESTADO, COM BENEFÍCIOS PARA OS MUNICÍPIOS NO ENTORNO DO SEU LAGO.

3 comentários:

  1. Como faço para agendar uma visita neste arquivo?

    ResponderExcluir
  2. vc poderia me dizer para que municipios a barragem favorece energia

    ResponderExcluir
  3. boa noite eu gostaria de saber se tem alevino de TAMBAQUI?

    ResponderExcluir